CRIANÇA É LUZ... É PAZ...

CRIANÇA É LUZ... É PAZ...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CONTOS.... FÁBULAS E HISTORINHAS... VIVENDO CRIANÇA- 2015






A estrelinha Sofia
Existia uma estrelinha chamada Sofia que era muito esperta.
Ela gostava de brincar com as outras estrelinhas, acordava
mais cedo que as outras e ia logo chamar uma por uma.
Queria pular corda, correr, dançar, brincar de pique, não parava quieta...
(Um dia, ouviu a professora falar que era hiperativa! Nem sabia o
que isso queria dizer, mas achou o nome engraçado, e quando
diziam: "Chega, Sofia, tô cansada, você nunca para!!!" - ela rapidamente devolvia:
"Ora, eu sou hi-pe-ra-ti-va, tá? Não quero ficar parada, daqui a pouco o Sol chega e eu tenho que ir dormir!! Quero ficar brincando até ele chegar!!!"
E quando a madrugada ia alta, a mãe de Sofia a chamava para dormir,
e ela resmungava:
"Mamãe, por que tenho que ir dormir? Não quero!!!! Quero brincar com o Sol!!"
"Não, Sofia, você não pode brincar com o Sol - disse sua mãe. Precisa dormir.
E o Sol tem muito trabalho a fazer, não pode perder tempo com suas brincadeiras..."
Sofia ficava inconformada! Uma noite, esperou sua mãe dormir e ficou escondidinha à espera do Sol. Queria porque queria brincar com ele!
Quando ele chegou, Sofia já estava com sono, mas aguentou firme, tremeluzindo, quase apagando, mas teimosa!
Assim que viu seus primeiros raios (nossa!!!! seus olhinhos doeram!!!),
Sofia fechou os olhinhos e chamou, com sua vozinha quase sumida
de menina-estrelinha miudinha:
"Senhor Sol! Ei, Seu Só-ol!!!! Sou eu, a Estrelinha Sofia!!!!
Posso brincar com você? Quero ver o dia, brincar nas florestas, tomar banho de rio, deixa, deixa?????????"
E o Sol, pra não deixar Sofia ceguinha com sua imensa luz, buscou uma grande nuvem pra se vestir e explicou:
"Bom dia, menina Sofia! Olha, eu até gostaria de deixar você brincar comigo,
mas tem um problema... Não sei se você sabe, mas eu tenho muito trabalho a fazer, preciso aquecer o planeta... e tem muitos lugares que ficam escondidos, tenho que ir procurando por todos, não vou poder passear com você.
Eles dependem de mim, e me esperam todos os dias na hora certa...
Se eu me atrasar, vai virar uma bagunça! Não posso deixá-los na mão!"
Sofia respondeu: "Ah, puxa, Seu Sol, eu queria ajudar você a trabalhar,
posso? Deixa, vai?"
"Mas Sofia, você então não sabe???? Você já me ajuda, e muito!
Com sua esperteza, alegrando as outras estrelinhas, você me ajuda a descansar, porque depois de um dia inteiro de trabalho, eu fico muito cansado!!
Não sou mais novinho como você, preciso da noite pra me recuperar
e começar novamente o meu trabalho no dia seguinte... "
Sofia, surpresa, exclamou:
"Puxa, Seu Sol, eu não sabia! Todo mundo fica falando que eu não paro quieta, que eu sou hiperativa, tem gente que até finge que tá dormindo quando eu chego perto, porque tem preguiça de brincar comigo... às vezes eu acho que nem gostam de mim!"
"Não, Sofia, é que você ainda é muito novinha, está com muita energia, e é dessa energia que eu preciso pra ajudar as outras estrelas mais cansadas a fazer o seu trabalho durante a noite enquanto eu me recupero. Já pensou se todas as estrelas ficassem com preguiça de trabalhar à noite?
As pessoas na Terra iam ficar na maior escuridão! O trabalho que você faz me dá muito orgulho, e eu te agradeço muito por isso! E é por isso que preciso que você vá dormir agora, pra também renovar a sua linda energia enquanto eu trabalho, tá bom?
Você é uma das minhas melhores ajudantes!"
"Tá bom, Seu Sol! Hehe!! Já que eu sou sua ajudante, fazer o que, né?
Mas eu gostei muito de conversar com você!!! Pensei que você era um velho brabo e que ia brigar comigo... Pode deixar que eu vou fazer o meu trabalho direitinho, não vou deixar nenhuma estrela preguiçosa ficar de bobeira... Bom dia, Seu Sol, bom trabalho!"
"Bom dia, Sofia, bom descanso!!"
E naquele dia, Sofia foi, obediente e orgulhosa, dormir seu soninho, aquecida pelos raios do Sol e pela alegria de saber que ser estrelinha também era importante, e que o seu jeito de brincar ajudava o Sol.
Quando a noite chegou, Sofia levantou ainda com mais gás pra brincar com suas amigas e ajudar o seu amigo Sol. Estava tão ansiosa que levantou antes mesmo que o Sol fosse dormir,
e conseguiu tocar num de seus raios... O Sol olhou pra Sofia e deu uma piscadinha, para então descansar tranquilo, e Sofia foi pulando e cantando acordar suas amigas.
Ela agora não era só 'hiperativa', era também ajudante do Sol!!!

.................Tixa Falchetto, 13/06/2012.









Ainda o astro-rei não se vislumbrava a oriente
E já na poça de um lameiro uma rã grasnava alegremente.
Noutra poça ao lado, outra rã, igualmente contente,
Respondia-lhe com um coaxo igual sensivelmente.

Seduzido com tão lindas melodias, José, ao pé do rebanho
Que nascia, sondava em redor, não fosse aparecer um lobo
De repente por entre a vegetação densa e apanhasse um anjo,
Quiçá o melhor do rebanho, pois o lobo não é bobo.

Entrementes o Sol desponta lembrando a amarela de um ovo.
Todos os dias, desde os primórdios, esta fonte de luz e de vida
Vem ter conosco, recolhendo ao seu país, reaparecendo de novo.
É um corredor de fundo que não se cansa nesta infinda corrida.

José e as rãs não estão sós. Além das ovelhas e do cão que as vigia,
Os pássaros espreguiçam-se nos ramos das árvores onde dormiram.
Um ou outro que piou a noite inteira está agora imerso em letargia;
Outros já encheram o papo de minhocas e grilos que muito apreciam.

Também as borboletas e as abelhas adejam de flor em flor,
E um coelho que sai da lura saltita, alheio, por entre o restolho.
O Shot, um conselheiro de raça, farejando, sentiu-lhe o odor
E, dando ao rabo, vai-lhe no encalço, latindo, e José sempre de olho.

Leonel Anjos Neves










Conto: O PEIXINHO AZUL
Estava ele, O Peixinho Azul, de lindas ara batanas em seu pequeno aquário de águas límpidas, com pedras grandes e pequenas, na recepção do Hotel Hitajangá.
Ao chegar Strela de Cristtal, foi a ele se apresentar e disse a ele:
_ Oi, você é lindo, Peixinho Azul, tudo bem com você?
Sou Escritora e Poeta, Strela de Cristtal e o seu nome qual é?
_ Meu nome é Sollito, de solitário, sabe?
E Sollito deu às costas à Strela de Cristtal e foi se adentrando por entremeio às pedras e disse:
_ E aí Poeta, não me leva a mal não, valeu?
Mas estou muito cansado, preciso tirar uma soneca agora, pois passei a noite trabalhando, sacou?
Passa aí outra hora pra gente conversar, valeu?
Strela de Cristtal resolve falar na mesma linguagem de seu amigo Sollito e respondeu:
_ Pô, valeu mesmo Sollito, vou subir para meu AP, tomar uma ducha bem gostosa e fazer o mesmo que você, relaxar e dormir.
Depois de uma hora e meia de sono, Strela de Cristtal desceu para o café da tarde, os hospedes já estavam lanchando, havia para o lanche:
_ Café, leite, chá, suco natural, salada de frutas, bolos, tortas, pães, pudim, pavê, melancia, melão, bananas, laranjas, maçãs...
Strela de Cristtal tomou suco de caju com bolo de chocolate, comeu uma fatia de melancia e uma de melão, agradeceu as moças da cozinha, pelo lanche que estava muito gostoso e subiu para o seu AP, pegou seu note e fui para a sala de vídeo, mas pouco ficou lá, por que estava muito frio e voltou para seu AP, lá estava quentinho, foi interagir com os amigos Escritores, Poetas, familiares... Responder aos seus leitores e lá pelas vinte duas horas estava ela com fome, tomou refrigerante e comeu amendoim que havia no frigobar, essa foi sua janta, foi dormir mais de meia noite.
No dia seguinte tomou banho vestiu sua peça de banho, pôs na mochila: toalha, bronzeador, canga de banho... Para ir à praia e foi tomar seu afortunado café, passando na recepção viu Sollito nadando lindamente, todo esbelto e disse a ele:
_ Oi meu brother Sollito. Bom dia, estou indo à praia, vamos comigo?
Sollito respondeu-lhe:
_ Obrigada, Ilustre Poeta, mas preciso ficar e trabalhar e tem mais outra coisa, não me adaptaria nas águas do mar e na praia há muito barulho, aglomeração de pessoas, eu com esse tamanho todo, eu posso machucar alguém rsrsrsr, além do mais eu amo o meu habitat, só não me acostumo com a solidão, você sabe como é que é, né?
Ela lhe responde:
_ Sei sim Sollito e como sei que a solidão é um prato amargo, gelado e intragável, por isso mesmo ocupo meu tempo escrevendo, compondo, cantando e poetando, o prazer de escrever vai me preenchendo e minha esperança é de não sobrar em minha vida nenhum lugarzinho para a solidão. Sollito sorrindo diz:
Pô... Maneiro isso que tu faz Strela de Cristtal gostei mesmo... Valeu?
Mas agora vai curtir o teu banho de mar, sacou? Que eu vou ficar aqui no Hotel recepcionando os turistas... Ela disse a ele:
Bom trabalho, meu brother Sollito e até mais.
Strela de Cristtal foi à Praia Coqueiral, praia lotada, muitas famílias usufruindo da beleza gratuita do local... Alugou um sombreiro e ficou admirando aquele imenso mar.
Strela de Cristtal, pegou caneta e papel e escreveu três poesias: Cena Magnífica, Enamorados e Quebra Mar, depois foi mergulhar e ser fotografada e fotografar o seu enamorado, tomou água de coco e voltou para o Hotel, Strela de Cristtal subiu sem fazer muito barulho, pois o brother Sollito estava tirando uma sonequinha. Strela de Cristtal tomou uma ducha, pôs uma bermuda jeans, uma camiseta, chinela e desceu para o lanche, comeu uma fatia de torta de banana com suco de morango, depois tomou uma taça de salada de frutas e subiu para seu AP, começou a se arrumar para a Solenidade da AARTESAB. Academia de Artes de Areia Branca. Ao descer Strela de Cristtal pediu à recepcionista que, por favor, lhe pedisse um táxi e Sollito diz:
Pô... Como tu ta lindo na, estilosa... Tô gostando de ver. Strela de Cristtal responde:
Thank you very much. Sollito fala:
_ Amiga Escritora vai na fé, que teu táxi chegou, sucesso...
_ Very much brother.
Strela de Cristtal foi para a Solenidade, assinou o Livro de Presença, foi encaminhada à sua mesa de número dezessete, ela ao sentar-se, vê um amigo poeta e eles tiram fotos juntos, Strela de Cristtal estava fascinada com tudo ao seu redor, foi tirar fotos com os Acadêmicos. Nessa Solenidade, Strela de Cristtal recebeu duas posses Imortais Acadêmicas, recebeu três Medalhas e três Diplomas, junto com tantos outros... A Solenidade era memorável, depois houve o Coquetel e depois fotos com os Presidentes das Academias, Artistas Plásticos, Escritores, Poetas, Cantores e Compositores. Strela de Cristal comprou um livro autografado de sua amiga V. R. Que estava lançando sua Obra: Simplesmente Livre. Tomou um táxi com um Artista Plástico e um Poeta, foram conversando e dando risadas, deixaram Strela de Cristtal no Hotel em que ela estava hospedada e seguiram para o Hotel em que eles estariam hospedados. Strela de Cristtal chegou com as Medalhas em sua Pelerine do lado esquerdo, de forma que elas batiam um na outra e Sollito acordou admirado com o que ele estava vendo e chamou para ver de perto e Strela de Cristtal se achega perto do aquário de Sollito e Sollito disse à Strela de Cristtal:
_ Parabéns amiga por suas vitórias, por suas Medalhas, por seus Diplomas, por seus talentos, agora vai descansar, minha linda Intelectual. Tenha uma excelente noite.
Strela de Cristtal
Agradece ao seu amigo gentil e sobe para o seu AP, toma seu banho veste sua camisola, faz sua oração de agradecimento e dormiu feliz e realizada, levantou-se as sete, tomou seu banho, pôs um vestidinho flora e foi tomar seu abençoado café com leite e pão com geléia de figos, depois comeu uma fatia de melancia e subiu para arrumar sua mala, ir para a Rodoviária de Areia Branca e ir para o Aeroporto e voltar para a sua cidade de Campo Verde – MT.
Strela de Cristtal foi até o seu brother Solicito, que já estava à sua espera.
_ Mas tu é Chic demais hein Cristtal?
_ É meu brother Sollito, chegou minha hora de ir, amei ter conhecido um amigo peixe tão lindo e tão bacana como você, nossa História será contada por gerações e gerações rsrsrsrs.
_ Porque tu ta falando isso Cristtal?
_ Por que vou escrever nossa linda História, imortalizando-a, pode crer meu brother. Agora faz um favor para a sua amiga, liga para o táxi vim me gerar?
_ Ligo sim... Já está vindo, quero que fique sabendo que tu és minha amiga do coração e que estou muito feliz com mais esse trabalho que tu vai escrever. Querida teu táxi chegou, dá um abraço aqui nesse teu brother grandão, olha fica ligada no face que é lá que agente vai se falar e se ver ok? Beijos gata linda, vê se cuida, vai na fé.
Very much Sollito e vê se você se cuida muito bem, pois se Deus me permitir, no ano que vem estarei de volta e quero encontrá-lo firme e forte, tchauuuuuuu. Beijos!
No ônibus, Strela de Cristtal já começou a escrever, continuou a escrever no avião e terminou esse lindíssimo trabalho em sua residência, Cristtal não sabe por que não conseguiu se conectar com Sollito. Ela não vê à hora de voltar ao Hotel Hitajangá, ver, abraçar e papear com seu brother Sollito.
Escritora: Paulina Rodrigues






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA A TODOS PELA VISITA E COMENTÁRIO..