CRIANÇA É LUZ... É PAZ...

CRIANÇA É LUZ... É PAZ...

terça-feira, 19 de agosto de 2014

POESIA DE IRÁ RODRIGUES
























O GATO E O GUARDA CHUVA

E sai o gato a cantar;
Tenho um lindo guarda chuva
Que não gosta da luz do dia
Ele só quer saber da chuva
Se for sol fica em agonia...

E assim meu guarda chuva
Não foi feito de papel
Como não gosta de sol
Preciso usar chapéu...

 Ou o sol vai me queimar
Se não for me proteger
Com esse meu guarda chuva
Não sei mais o que fazer...

Se a chuva vai embora
O meu guarda chuva entristece
Esse a chuva chega mansinho
Ele ri e flutua
Sai dançando na rua...

Irá Rodrigues
O GATO E O GUARDA CHUVA
E sai o gato a cantar;
Tenho um lindo guarda chuva
Que não gosta da luz do dia
Ele só quer saber da chuva
Se for sol fica em agonia...

E assim meu guarda chuva
Não foi feito de papel
Como não gosta de sol
Preciso usar chapéu...
Ou o sol vai me queimar
Se não for me proteger
Com esse meu guarda chuva
Não sei mais o que fazer...
Se a chuva vai embora
O meu guarda chuva entristece
Esse a chuva chega mansinho
Ele ri e flutua
Sai dançando na rua...
Irá Rodrigues
E sai o gato a cantar;
Tenho um lindo guarda chuva
Que não gosta da luz do dia
Ele só quer saber da chuva
Se for sol fica em agonia...

E assim meu guarda chuva
Não foi feito de papel
Como não gosta de sol
Preciso usar chapéu...
Ou o sol vai me queimar
Se não for me proteger
Com esse meu guarda chuva
Não sei mais o que fazer...
Se a chuva vai embora
O meu guarda chuva entristece
Esse a chuva chega mansinho
Ele ri e flutua
Sai dançando na rua...
E sai o gato a cantar;
Tenho um lindo guarda chuva
Que não gosta da luz do dia
Ele só quer saber da chuva
Se for sol fica em agonia...
E assim meu guarda chuva
Não foi feito de papel
Como não gosta de sol
Preciso usar chapéu...
Ou o sol vai me queimar
Se não for me proteger
Com esse meu guarda chuva
Não sei mais o que fazer...
Se a chuva vai embora
O meu guarda chuva entristece
Esse a chuva chega mansinho
Ele ri e flutua
Sai dançando na rua...















MARIAZINHA
Queria passear- saiu bem cedinho
Como amava a natureza-nela foi andar
E chegando lá ficou encantada
Diante de tanta beleza ali queria ficar...

O dia passava e nem as horas ela percebia
Sentou-se a beira de um lago
Peixinhos vieram lhe saudar
Sapos coaxavam felizes e começavam a pular...
Pássaros em bandos se aproximavam
Eram tantas e de tantas cores
Bem ti vi, sabiá, canários e periquitos.
Juntos para a menina cantavam....
Mariazinha não sabia de onde surgiam
Eram tantos animais engraçados
Coelhos com seus trajes felpudos
Macaquinhos rindo abraçados...
O urubu chegou de terno azul
Olhava tudo de longe queria se aproximar
Mas era por todos excluídos
Diziam cheirava mal- mas nunca tentavam entender
O que ele fazia para sobreviver...
A tartaruga resmungona só fazia reclamar
Aquela folia toda havia lhe acordado
O jabuti todo empolgado ficava de lá para cá
Não aguentava mais a tartaruga com aquele sono pesado...
Mariazinha estava radiante se sentindo num conto de fadas
Tinha vaga-lumes piscando como estrelinhas
Ela ali se sentindo uma princesa com animais espertalhões
Só faltavam os duendes, a branca de neve a bruxa e os sete anões .
Irá Rodrigues- cheirinhodepoesia









O GATO

Pela rua  perambulava
Olhava a menina
E miava...

A menina 
Não gostava do gato
Achava malvado
Em querer pegar o rato...

 O rato 
De longe sorria
Cutucava o gato
Depois fugia...

O gato cansado de brigar
Chama o rato
E foram passear...  

Irá Rodrigues-   http://iraazevedo.blogspot.com.br/
O GATO
Pela rua perambulava
Olhava a menina
E miava...
A menina
Não gostava do gato
Achava malvado
Em querer pegar o rato...
O rato
De longe sorria
Cutucava o gato
Depois fugia...
O gato cansado de brigar
Chama o rato
E foram passear...
Irá Rodrigues- http://iraazevedo.blogspot.com.br/











Lyly
Coitadinha da Lyly
Saiu de casa se descuidou
Na calçada escorregou
Seu bracinho machucou
E de cama a Lyly ficou...

Irá Rodrigues
BOA TARDE AMIGOS!










AVENTURA TIVE MUITAS

Mas de uma não me esqueço
Adorava subir em árvores
Ver ninho de passarinhos
E os lindos filhotinhos...

E nos altos arvoredos
Esse eu nunca me esqueço
Assustava os pardais
O bando fugia em alvoroço...
Atirar frutas pra cima
Aventura de criança
Medo nunca surgia
Adora essa estripulia...
Quem nunca subiu em árvores
Nem fez essas travessuras
Tirar frutas maduras do pé
Chupar ali sem lavar
Bom mesmo era se lambuzar...
Irá Rodrigues cheirinhodepoesia.














Era uma tarde lá na cidade de Campo Verde uma menina peralta.
Levantava bem cedinho e logo estava fazendo suas artes, ora trabalhando, ora na net digitando, comentando, cuidando com carinho dos seus afazeres, dedicando seu tempo em ler belas poesias que encantam o nosso VIVENDO CRIANÇA. Num belo ou fatídico dia a menina acordou sem sorte e sem perceber bum! Ela escorregou e seu braço faturou a menina muito levada nunca ficava parada e seu braço sempre a piorar, dores atacam ela muito teimosa nunca fica quer se cuidar e sempre a fazer das suas traquinagem e assim ela vai levando, o braço piorando. Ela toda animada estava radiante cuidando do grupo, e de repente seu coitado braço piora, o médico deu um ultimato ou fica quieta menina ou vai ficar bem pior.
Vamos ver se assim com ordem bem pesada ela fica ai quieta e para de ser peralta, precisamos encontrar alguém que coloque ordem nessa menina, parece uma serelepe nunca fica parada sempre a se agitar feito uma borboleta esvoaçante que pula de flor em flor, agitada feito a brisa que sopra da beira do mar ou da floresta sem saber onde parar...
Hoje ela teve que se acalmar ou continua gritando de dor...Vamos lá menina peralta seja calminha como uma flor não saltitante feito um beija flor...

Irá Rodrigues
































O LIVRO
Mariazinha gosta tanto de livros
Que para ela o livro está em todo lugar
Seu amigo inseparável
Sem ele não pode ficar...

Tem os livros da sala de aula
Aquele que guarda em casa
Esses são de historinhas
Onde ela lê e viaja nas letrinhas...
Mariazinha costumava dizer
Que livros têm cheiro gostoso
Tem aroma e tem sabores
Cheiro de brisa, cheiro de flores...
As frases ganham vida flutuam
Parece que anda e fala coisa boa
O livro didático ou de historinha
Até o livro de receitas de cozinha...
Se for livro é sempre bem-vindo
Cada um com sua história
Cada um com sua mensagem
Neles Mariazinha faz uma bela viagem...
Irá Rodrigues- cheirodepoesia@gmail.com
















Planta carnívora
A pobre da mosquinha
Ficou toda encantada
Com a beleza daquela flor
Era linda a sua cor...
Perfumada e radiante
Amarela da cor do sol
A mosquinha só não sabia
Da maldade que vivia
Aquele falso girassol...
Aquele visgo grudento
Segurou suas patinhas
Quanto mais tentava se soltar
Para dentro da flor era levada.
Como poderia uma flor tão bela
Ser feita de tanta maldade
Foi confiar na beleza
E adeus sua esperteza.
E a pobre se deu mal
Na sua pétala foi pousar
Zap! - foi logo capturada
E pela flor foi degustada...

Irá Rodrigues- cheirodepoesia@gmail.com


















PEDRINHO
Era um menino alegre que viva correndo
Saltitava feito um coelhinho
Nunca parava sentado – dizia-se inquieto
Assim era o menino Pedrinho...
Na sala de aula ele era sempre o primeiro
Assim teria mais tempo para ficar lá fora
E brincar com suas bolinhas de gude
Mas até esse sonho foi embora...
O Pedrinho perdeu a alegria de viver
Não tinha mais amigos- todos desapareceram
Um dia sua mãe resolveu levar o menino
Para estudar em uma escola especializada
E assim Pedrinho encontrou novos amigos...
O tempo passava e Pedrinho se sentia mais alegre
Os amigos do passado não encontravam mais
Agora tinha uma nova vida e era mais feliz
Mesmo vendo que suas pernas ficavam cada vez mais finas...
O Pedrinho havia sofrido de paralisia
Sua mãe havia se esquecido de levar ao posto
Para que Pedrinho pudesse se vacinar
Por isso Pedrinho não pode mais andar...
Irá Rodrigues de cheirinhodepoesia









Era uma vez numa fazenda morava um urubu que de tão metido se recusava a viver com outros de sua espécie, os dias passavam e ele já não encontrava mais alimentos, animais não morriam mais para servirem de banquete, já sem força para voar seguia de cabeça baixa, asas caídas e de repente um gato tirando seu cochilo do meio dia embaixo do pé de jasmim, o urubu se animou achou que o gato estava morto ali estava à solução do seu problema, mataria sua fome e foi de mansinho já com o bico salivando chegou pertinho cheirou o gato, oba! Fresquinho acabou de morrer vou me fartar...
O gato deu um pulo olhou para o urubu que estava ainda mais assustado e mostrou suas garras afiadas e disposto a se defender, mas vendo a fraqueza do coitado sentiu pena e resolvei ajuda-lo.
- Sei que está morrendo de fome venha eu vou te ajudar. Disse o gato e o
urubu todo contente seguiu até o quintal da casa grande onde uma corda de carne estava ao sol para secar, o gato mandou que se alimentasse e depois sumisse.
O urubu se banqueteou e prometeu não mais se afastar do seu grupo assim um poderia ajudar o outro em dificuldades, mais forte olhou e viu um grupo de urubus que passavam voando, bateu asas e foi-se embora ao encontro dos seus familiares.
Prometendo a si mesmo que nunca mais seria metido o suficiente para se achar melhor que outros da sua espécie....

Irá Rodrigues






Boneca de farrapos
Assim se sente a menina vivendo na rua
Olhos perdidos no vazio- coração sofrido
Sem pai sem mãe só lhes resta à ilusão
Seu pai é o sol sua mãe é a lua...

E assim se sente a menina vazia
Boneca de farrapos sem teto sem vida
Olha as estrelas se pega chorando
Lamenta essa vida e vai levando...
Sem saída e sem destino- vagueia
Segue os passos sem direção não sabe aonde chegar
Humilhada maltratada – assim vive a menina
Nessa armadilha do destino- perde a esperança
De um dia olharem para ela e ver ali uma criança...
Irá Rodrigues - http://iraazevedo.blogspot.com.br/

A brisa e o varal
Vem correndo dona brisa
A chuva já vai caindo
Ou vem depressa
Ou molha tudo
Corre, corre seca a roupa.

No varal se balançando
As roupas ficam enxugando
Dona brisa bem boazinha
Cuida de ir secando...
Ou brisa vem apressada
Ou corre ou a chuva cai
E a roupa coitada
Vai ficar toda molhada...
Irá Rodrigue



















VIVENDO CRIANÇA
Lugar de fazer amigos
Brincar e ser criança
Esquecer a vida lá fora
Aqui dentro é só a magia
De ler boas poesias
Ouvir a fada declamar
ficar atento- se encantar
Deixar de ser adulto
Aqui fica proibido
Ter tristeza
A ordem é viver criança....
Vem com a gente
Ser feliz
VIVENDO CRIANÇA...

Irá Rodrigues
BOA NOITE!




















O GATO E O GUARDA CHUVA
E sai o gato a cantar;
Tenho um lindo guarda chuva
Que não gosta da luz do dia
Ele só quer saber da chuva
Se for sol fica em agonia...

E assim meu guarda chuva
Não foi feito de papel
Como não gosta de sol
Preciso usar chapéu...
Ou o sol vai me queimar
Se não for me proteger
Com esse meu guarda chuva
Não sei mais o que fazer...
Se a chuva vai embora
O meu guarda chuva entristece
Esse a chuva chega mansinho
Ele ri e flutua
Sai dançando na rua...
Irá Rodrigues





















A PERUA TONTA
Dizem que é meio louca
Da forma que ela faz
Vive ciscando de costa
Roda, roda fica tonta.

A perua é cinzenta
Tem pose de dançarina
Roda o dia inteiro
Sambando no terreiro...
Quando cansa de ciscar
Vai ciscar no curral
Espanta gado e cabra
Faz aquele vendaval...
A perua gosta de luxo
Não dá bola pra o peru
Irritada ela fica
Quando ele faz glu, glu...
Irá Rodrigues















A VASSOURA
Acorda cedinho
Varre, varre
Anda pra lá
Vem pra cá
Nem um descanso
Querem lhe dar
Já muito cansada
A vontade é sair
Feito bruxa voando
Mas como vassoura
Não diz nada
Melhor ficar calada
E varre, varre.
Só vai poder sorrir
Quando seus pelos cair...

Irá Rodrigues















Espaço Criança adicionou 5 novas fotos.
A BARATA FOI AO BAILE
Colocou fita azul na cabeça
Uma faixa amarela na cintura
Levou um leque para se abanar
Quando começasse a dançar...

Saiu apressada encontrou a formiga
Toda animada com pulseiras coloridas
Era o casamento da lagartixa
E queria ficar bem bonita...
E logo adiante encontram dona aranha
Na sua teia fazendo renda
Não poderia ir dançar
Precisa mesmo era trabalhar...
As duas saem cantarolando
A centopeia calçou seus sapatinhos
Um vermelho de bolinhas
Outro amarelo com lacinhos...
E todas bem arrumadas
Foram a festa para dançar
Mas a lagartixa coitada
Pelo noivo foi abandonada...
A noiva inconformada não parava de chorar
O noivo era um moço rico havia perdido o juízo
E com sua cunhada havia fugido
O que será da lagartixa com esse prejuízo...
Irá Rodrigues
















Ruas da saudade
Oh! Que saudade que tenho
Daquele tempo passado
A saída da escola
Até das meias cor de rosa...

Meias que tanto odiava
Quando obrigada a usar
Tranças pendidas dos lados
Laço de fita engomado...
Os versinhos no diário
Os recadinhos na carteira
Os erros que cometia
Quando tentava fazer poesia...
Das vozes nos corredores
Brincadeira saborosa
Maquiagem rosto borrado
A corrida para o banheiro..
Lavando o rosto
O sorriso no espelho
Irritação com as piadas
De quem não sabia nada...
De IRÁ RODRIGUES






















Quero meu mundo de volta!
O macaco foi resgatado
Saiu do mato onde foi criado
Veio viver no asfalto
No barulho dos carros...

E o macaco se estressava
Sirenes apitando
Barulho ensurdecedor
Não estava mais aguentando...
Um dia ele acorda irado
Tiraram-me da minha morada
Onde lá vivem meu povo
Lá é mundo que Deus criou
Aqui foi o homem que inventou...
Quero meu mundo de volta!
Irá Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA A TODOS PELA VISITA E COMENTÁRIO..